Acessibilidade / Reportar erro

Effect of rapid maxillary expansion on nasal cavity assessed with cone-beam computed tomography

RESUMO

Introdução:

A expansão rápida da maxila (ERM) é um procedimento bem estabelecido. Entretanto, alguns efeitos no complexo facial ainda não foram completamente compreendidos.

Objetivo:

O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito da ERM nas medidas lineares da cavidade nasal, utilizando a tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC).

Métodos:

A amostra foi composta por 20 pacientes da Universidade Federal da Bahia, com idades entre 7 e 16 anos, com deformidades esqueléticas que justificavam o uso da TCFC e que necessitavam da ERM como parte do tratamento ortodôntico. As imagens tomográficas foram realizadas antes dos procedimentos clínicos (T0) e após estabilização do parafuso expansor (T1). O software Dolphin Imaging v. 11.5 3D (Dolphin, Chatsworth, CA, EUA) foi utilizado para mensurar seis áreas na cavidade nasal, três delas na região anterior (superior, média e inferior) e outras três na região posterior (também superior, média e inferior). Os dados foram trabalhados estatisticamente, utilizando o teste de Shapiro-Wilk para avaliar a normalidade. Diferenças entre T0 e T1 foram calculadas usando a Correlação de Spearman e o teste t de Student pareado, usando um nível de significância de 5%.

Resultados:

Todas as mensurações lineares apresentaram um aumento significativo (p< 0,05) após a ERM, tanto na região anterior quanto na posterior, sugerindo algum paralelismo no padrão de abertura, principalmente na porção inferior (p< 0,001).

Conclusão:

A ERM foi capaz de modificar significativamente as dimensões internas da cavidade nasal.

Palavras-chave:
Expansão maxilar; Cavidade nasal; Tomografia computadorizada de feixe cônico

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br