OBJETIVO:
avaliar o nível de conhecimento de professores de escolas primárias na rede pública de ensino na região nordeste do Brasil, no que diz respeito ao manejo do paciente traumatizado e sua relação com o prognóstico.
MÉTODOS:
aplicou-se um questionário a 195 professores da rede pública de ensino da região nordeste do Brasil. O questionário continha 12 questões objetivas sobre os traumatismos dentários e seus métodos de prevenção e manejo. Após obtenção dos dados, esses foram submetidos ao teste qui-quadradro e ao teste de regressão de Poisson (p > 0,05).
RESULTADOS:
dos 141 professores que responderam o questionário, a maioria era composta pelo sexo feminino (70,2%) e a maior parte já vivenciara algum episódio de acidente com criança (53,2%). A maioria (84,4%) possui ensino superior incompleto e poucos foram contemplados com manobras de urgência na graduação (13,5%) ou após essa (38,3%). Os resultados da regressão para o nível de conhecimento sobre traumatismos dentários e protocolo de urgência em relação às variáveis explanatórias do estudo demonstraram que o conhecimento insatisfatório foi associado ao sexo masculino, sendo 46% maior para os homens (p = 0,025).
CONCLUSÃO:
aproximadamente metade dos professores possui conhecimento insatisfatório sobre traumatismos dentários e protocolo de urgência, sendo que os professores do sexo feminino apresentaram maior conhecimento do que os do sexo masculino.
Traumatismos dentários; Pré-escolar; Professores