Acessibilidade / Reportar erro

Mandibular asymmetry: A proposal of radiographic analysis with public domain software

OBJETIVO:

esse estudo preliminar teve como objetivo propor uma nova análise de radiografias panorâmicas digitais para o diagnóstico diferencial entre a assimetria mandibular funcional e morfológica em crianças com e sem mordida cruzada unilateral posterior.

MÉTODOS:

a análise se baseia em medições lineares e angulares, tomadas a partir de nove pontos anatômicos, demarcados em sequência, diretamente nas imagens digitais. Um plugin específico foi desenvolvido para automatizar e facilitar as medições, como parte integrante de um software de processamento de imagem de domínio público (ImageJ). Para maior acurácia, uma vez que as radiografias panorâmicas são sujeitas a distorções entre os lados direito e esquerdo, as medidas lineares horizontais foram ajustadas em ambos os lados, utilizando-se o Fator de Distorção (DF). A fim de fornecer uma avaliação preliminar da análise proposta e do plugin desenvolvido, radiografias de 10 pacientes (5 com mordida cruzada unilateral posterior e 5 com oclusão normal) foram analisadas.

RESULTADOS:

divergência considerável foi encontrada entre os lados direito e esquerdo nas medições do comprimento do corpo da mandíbula, bem como a posição dos côndilos, em pacientes com mordida cruzada posterior, em comparação a indivíduos com oclusão normal.

CONCLUSÃO:

apesar de existirem métodos mais eficazes e precisos de diagnóstico, a radiografia panorâmica ainda é muito difundida, especialmente em países emergentes. Esse estudo apresentou evidência preliminar de que a análise proposta pode ser um recurso importante para o planejamento de intervenção ortodôntica precoce, de modo a evitar progressão das assimetrias e suas consequências.

Radiografia panorâmica; Diagnóstico por imagem; Mandíbula


Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br