RESUMO
Objetivo:
Avaliar in-vitro o efeito de uma aplicação única de cremes dentais de CPP-ACP e diferentes soluções fluoretadas na prevenção da cárie dentária ao redor de braquetes ortodônticos
Material e Métodos:
O conjunto dentes/braquetes (n=65) foi imerso em saliva artificial (1h em 37°C) randomizado e submetido a tratamento único (100µL; 1 min) de emulsão de fosfopeptídeo de caseína-fosfato de cálcio amorfo (CPP-ACP) e CPP-ACP associado ao flúor (CPP-ACPF); soluções de tetrafluoreto de titânio (TiF4) e fluoreto de sódio (NaF); e ausência de tratamento (GC). Biofilmes multiespécie (5 x 1055 Nascimento PL, Fernandes MT, Figueiredo FE, Faria-E-Silva AL. Fluoride-Releasing Materials to Prevent White Spot Lesions around Orthodontic Brackets: A Systematic Review. Braz Dent J. 2016 Jan-Feb;27(1):101-7. CFU/mL) foram formados na presença de sacarose a 2%. Após 24h, o pH e a concentração de fluoreto solúvel total (FST) foram analisados pelo meio de cultura. Foram avaliadas a presença de lesões de mancha branca (LMB), por meio da análise de macroscopia visual, e a porcentagem de perda de dureza (%PD). Também foi verificada a topografia do esmalte, usando microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os dados foram analisados pelos testes Qui-quadrado, Kruskal-Wallis e Mann-Whitney (p < 0,05).
Resultados:
Os compostos contendo flúor levaram a uma redução do pH menor do que o CPP-ACP e GC (p<0,05). Houve diferença no FST entre os grupos (p <0,05), sendo TiF4> NaF > CPP-ACPF > CPP-ACP > GC. Quanto à presença de LMB e à %PD, o grupo NaF obteve os menores valores (p<0,05), enquanto TiF4 e CPP-ACPF foram semelhantes (p> 0,05). A MEV demonstrou que os grupos sem flúor tiveram uma dissolução superficial maior.
Conclusão:
Os grupos fluoretados, incluindo soluções e CPP-ACPF, foram mais eficazes do que o CPP-ACP sem flúor na redução da desmineralização do esmalte ao redor dos braquetes ortodônticos após uma única aplicação.
Palavras-chave:
Dentifrícios; Fluoretos; Braquetes ortodônticos; Biofilme dentário