Acessibilidade / Reportar erro

Do submerged roots hinder orthodontic treatment or the use of implants?

RESUMO

Introdução:

A frequência, na prática clínica, das raízes submersas é elevada, e sua presença pode modificar o planejamento de movimentações osteodentárias e da instalação de implantes.

Objetivo:

Apresentar as explicações das possíveis evoluções na área envolvida, de acordo com o estágio evolutivo do processo, no momento do diagnóstico.

Discussão:

Depois da atrofia do ligamento periodontal e dos restos epiteliais de Malassez, o osso anquilosa-se com a raiz submersa, e se inicia a reabsorção por substituição. Até se chegar ao estágio mais avançado, essa área representa uma densidade “óssea” aumentada, o que pode gerar problemas reabsortivos no dente a ser movimentado, caso alguns cuidados não sejam tomados. Por outro lado, os implantes podem ser aplicados, apesar da presença da raiz submersa, independentemente da fase evolutiva.

Conclusão:

É natural que, em raízes submersas, se instale a anquilose alveolodentária e a reabsorção dentária por substituição, e o seu estágio evolutivo será determinante na conduta a ser adotada no planejamento clínico.

Palavras-chave:
Raiz submersa; Raiz residual; Critérios de diagnóstico; Fases evolutivas; Movimento ortodôntico; Implantes osseointegráveis

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br