Acessibilidade / Reportar erro

Air-powder polishing on self-ligating brackets after clinical use: effects on debris levels

RESUMO

Introdução:

o acúmulo de detritos nas superfícies de braquetes e arcos é um dos principais fatores que podem influenciar na intensidade do atrito entre o braquete e o fio ortodôntico.

Objetivo:

o presente estudo procurou avaliar o efeito da limpeza com jatos de bicarbonato de sódio nos níveis de detritos em braquetes autoligáveis cerâmicos ao final do tratamento ortodôntico, em comparação com o comportamento dos braquetes convencionais.

Métodos:

foram avaliados os níveis de detritos em braquetes convencionais de metal (n = 42) e braquetes autoligáveis cerâmicos (n = 42) de caninos e pré-molares, dispostos em pares. No final do tratamento ortodôntico, uma hemiarcada serviu como controle e a hemiarcada contralateral foi submetida à profilaxia com jatos de bicarbonato de sódio. O acúmulo de detritos nas canaletas dos braquetes foi avaliado por meio de imagens, e o teste de Wilcoxon foi utilizado para analisar os resultados.

Resultados:

a mediana do nível de detritos foi estatisticamente menor nos braquetes convencionais, quando comparados aos autoligáveis (p = 0,02). O jateamento reduziu o nível de detritos a zero, em ambos os sistemas, sem diferenças entre os grupos.

Conclusões:

os braquetes autoligáveis cerâmicos apresentaram, in vivo, maior acúmulo de detritos do que os braquetes convencionais; porém, a profilaxia com jatos de bicarbonato de sódio foi efetiva na redução dos níveis de detritos tanto nos braquetes autoligáveis quanto nos convencionais.

Palavras chave:
Braquetes ortodônticos; Bicarbonato de sódio; Profilaxia dentária

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br