Acessibilidade / Reportar erro

Color changes of esthetic orthodontic ligatures evaluated by orthodontists and patients: a clinical study

RESUMO

Objetivo:

avaliar, in vivo, as alterações na cor de elastômeros estéticos de diferentes fabricantes.

Métodos:

quatro marcas comerciais de elastômeros amplamente utilizados foram selecionadas e utilizadas em 20 pacientes adultos, por meio desse estudo com delineamento do tipo boca dividida. As ligaduras foram avaliadas por ortodontistas e pacientes, com método duplo-cego, no dia que as ligaduras foram instaladas (T0) e após 30 dias em exposição ao meio intrabucal (T1), atribuindo escores ao manchamento dessas. Os grupos foram comparados pelo teste de Friedman, com p < 0,05.

Resultados:

os ortodontistas e pacientes relataram escores semelhantes de manchamento (p > 0,05). Os resultados mostraram que todas as marcas analisadas apresentaram alterações significativas na coloração, quando foram expostas ao ambiente intrabucal. O modelo Modular-cristal (Morelli, Sorocaba/SP, Brasil) mostrou o maior grau de manchamento, com a mediana atingindo o valor máximo (3), enquanto nas outras marcas (3M Unitek, American Orthodontics e GAC Dentsply) a mediana foi igual a 1 (p < 0,001). Também se verificou uma grande variabilidade individual no grau de manchamento, para todas as marcas.

Conclusões:

Todas as quatro marcas de elastômeros estéticos mostraram manchamento significativo, que pareceu ser mais pronunciado para a marca Morelli. As alterações de cor nos elastômeros foram percebidas de forma semelhante pelos pacientes e pelos ortodontistas. Assim, a indústria precisa melhorar a estabilidade de cor dos elastômeros estéticos.

Palavras-chaves:
Ligaduras estéticas ortodônticas; Elastômeros estéticos; Pigmentação

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br