Acessibilidade / Reportar erro

Do the methods for cleaning the base of brackets used in indirect bonding interfere with adhesion to tooth enamel?

RESUMO

Objetivo:

O objetivo desse trabalho foi comparar a resistência ao cisalhamento de braquetes metálicos colados após diferentes protocolos de tratamento de superfície durante a colagem indireta.

Material e Métodos:

40 dentes bovinos foram divididos aleatoriamente em quatro grupos (n=10), de acordo com o tratamento de superfície a que seriam submetidos: G1=álcool a 70%, G2=jatos de ar/água, G3=jateamento com partículas de óxido de alumínio de 100 µm, G4= colagem direta. Após a secagem, foi realizada a colagem dos braquetes de incisivo central Edgewise standard com resina fotopolimerizável. Os braquetes foram transferidos dos modelos de gesso por meio de uma guia confeccionada com silicone de condensação e colados à superfície do esmalte com o adesivo autopolimerizável. Após essa fase, foram submetidos ao teste de cisalhamento. Os dados foram analisados no software SPSS 20.0 pelo teste ANOVA de uma via e o pós-teste de Tukey.

Resultados:

Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas (p=0,174) entre as médias dos valores de resistência ao cisalhamento dos grupos durante o ensaio: G1 (5,33 MPa), G2 (3,52 MPa) e G3 (4,58 MPa).

Conclusão:

Os resultados dos testes com os protocolos de tratamento de superfície dos braquetes apresentaram similaridade. No entanto, os grupos com uso de álcool a 70% e de jateamento com partículas óxido de alumínio apresentaram valores absolutos de resistência maiores do que o grupo com jatos de água.

Palavras-chave:
Resistência ao cisalhamento; Braquetes ortodônticos; Ortodontia corretiva

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br