RESUMO
Objetivo: O objetivo deste artigo é apresentar a técnica MISMARPE, um novo procedimento cirúrgico minimamente invasivo para tratamento da atresia transversa da maxila em pacientes adultos, sob anestesia local e em regime ambulatorial.
Descrição da técnica: A técnica consiste na expansão rápida da maxila assistida por mini-implantes (MARPE) associada a uma abordagem minimamente invasiva com osteotomias maxilares, períodos de latência e ativação até que a expansão desejada seja alcançada. A técnica MISMARPE foi realizada em 25 casos consecutivos, com uma taxa de sucesso de 96%, produzindo bons resultados esqueléticos, com trauma mínimo. Nesse artigo são apresentados os aparelhos expansores usados, com seus tipos de ancoragem e a descrição dos passos cirúrgicos da técnica MISMARPE.
Conclusão: A MISMARPE é uma alternativa nova e eficaz para o tratamento menos invasivo da deficiência transversa da maxila em adultos, em comparação à cirurgia convencional. Ênfase é dada à importância de protocolos sistemáticos e bem estabelecidos para a execução dos procedimentos de forma segura e previsível.
Palavras-chave: Ortodontia; Procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos; Cirurgia Ortognática; Deformidades dentofaciais; Técnica de expansão palatina