Acessibilidade / Reportar erro

What changes in the biology of bone movement induced with mini-implants/miniplates is the synchronicity

RESUMO

Introdução:

A movimentação osseodentária induzida ocorre meio de uma sincronicidade de fenômenos dentários e ósseos, graças à rede osteocítica, uma rede tridimensional de controle do formato ou design ósseo.

Objetivo:

Descrever a movimentação osseodentária induzida com ancoragem ampliada, dividindo-a em três momentos distintos: zero, start e stop.

Questionamento:

Dessa descrição origina-se a principal pergunta: com o uso de mini-implantes/miniplacas, o que muda na biologia da movimentação osseodentária induzida? A resposta é: não muda nada, nem biologicamente, nem microscopicamente.

Conclusão:

O que se otimiza, com essa técnica, é o tempo de tratamento, e se amplia o leque de possibilidades terapêuticas, graças à sincronicidade dos fenômenos - que continuam sendo os mesmos, em todos os dentes e nos ossos, só que de forma sincronizada. A ancoragem óssea representa a sincronicidade na movimentação osseodentária induzida.

Palavras-chave:
Movimentação osseodentária induzida; Movimentação dentária induzida; Movimentação ortodôntica; Osteócitos; Rede osteocítica

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br