RESUMO
Objetivo:
O presente estudo tem como objetivo encontrar as formas anatômicas e dimensões das arcadas dentárias com base em pontos de referência utilizados na técnica ortodôntica lingual, e criar um diagrama com um maior número de arcos metálicos para serem utilizados na clínica ortodôntica.
Métodos:
140 modelos de indivíduos caucasianos com oclusão normal e natural foram digitalizados (3D) e as imagens, analisadas com o software Delcam Power ShapeTM 2010. A determinação das formas e tamanhos das arcadas dentárias foi obtida a partir de 14 pontos selecionados na superfície lingual dos dentes. Outros pontos e segmentos foram utilizados, com o auxílio do software, para definir um diagrama.
Resultados:
Foram encontrados diferentes tamanhos de arcadas dentárias linguais, tanto para a maxila quanto para a mandíbula. Os menores tamanhos foram os femininos, e os maiores, os masculinos. Definiram-se seis tamanhos para cada sexo, sendo três para a maxila e três para a mandíbula, nomeados como P, M e G. Foi criado um diagrama com dezoito desenhos de arcos linguais anatômicos, nove para a maxila e nove para a mandíbula, para ambos os sexos.
Conclusões:
A posição dos pontos de referência nesse estudo evidenciou diferenças entre os sexos, o que permitiu a criação de arcos mais compatíveis com as formas e dimensões anatômicas da maxila e mandíbula. A diferença entre os tamanhos das arcadas dentárias linguais possibilitou a criação de um diagrama com formas de arcos metálicos linguais anatômicos para serem utilizados na técnica lingual, para auxiliar o profissional a criar os seus próprios arcos.
Palavras-chave:
Arcada dentária; Anatomia; Ortodontia