Acessibilidade / Reportar erro

Association between atypical swallowing and malocclusions: a systematic review

RESUMO

Objetivo:

A presente revisão sistemática tem como objetivo responder à seguinte questão focal: “Existe associação entre deglutição atípica e más oclusões?”.

Métodos:

Combinações de palavras e truncamentos apropriados foram adaptados para as bases de dados eletrônicas: EMBASE, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), LIVIVO, PubMed/Medline, Scopus e Web of Science e a literatura cinzenta, sem qualquer restrição, até fevereiro de 2021. Os critérios de inclusão foram: estudos transversais; amostra composta por crianças, adolescentes e adultos; pacientes com diagnóstico clínico de deglutição atípica; pacientes com deglutição normal, e o desfecho de interesse foi deglutição atípica em pacientes com má oclusão. Os dados extraídos de cada estudo foram características do estudo, da amostra e a conclusão. O risco de viés foi avaliado usando a Lista de verificação de avaliação crítica da JBI para estudos transversais analíticos, e a certeza das evidências foi avaliada usando a ferramenta GRADE.

Resultados:

Foram identificados 4.750 artigos. Após uma seleção em duas fases, quatro estudos foram incluídos. Maior frequência de disto-oclusão, protuberância maxilar extrema e mordida aberta foram relacionadas a distúrbios da deglutição, com a maioria dos estudos apontando para mordida cruzada posterior como a má oclusão mais associada à deglutição atípica. Todos os estudos tiveram um risco de viés moderado a alto, e a certeza das evidências foi considerada muito baixa.

Conclusão:

Os resultados indicam que a deglutição atípica está associada à mordida cruzada posterior apenas na população jovem de 3 a 11 anos.

Palavras-chave:
Desordem da deglutição; Deglutição; Má oclusão; Revisão

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br