Acessibilidade / Reportar erro

Evaluation of orthodontists’ attitudes and practices regarding residual resin removal methods

RESUMO

Introdução:

A remoção de resinas residuais é um procedimento rotineiro na clínica ortodôntica e de grande importância para o resultado final do tratamento.

Objetivo:

Avaliar os principais métodos para remoção de resinas residuais utilizados por ortodontistas e os principais motivos para a escolha desses métodos.

Métodos:

Um questionário composto por 21 perguntas: 6 relativas aos dados demográficos e 15 relativas aos métodos de remoção de resinas residuais (brocas ou alicates) foi enviado por e-mail para ortodontistas dos conselhos regionais de São Paulo e Rio de Janeiro entre os meses de abril e junho de 2023, com o total de 153 respostas.

Resultados:

A remoção de resinas residuais é realizada sempre com brocas em alta rotação para 44,7% da amostra e em baixa rotação para 28,7%; 61,3% utilizam irrigação. A broca carbide multilaminada é utilizada por 82,5% dos ortodontistas. Os alicates são sempre utilizados por 12,4%. O alicate removedor de resina com Wídea é utilizado em 39% dos casos. O uso da alta rotação foi justificado pelo menor tempo de trabalho e a escolha por alicates, justificada pelos menores danos ao esmalte.

Conclusão:

O método de remoção de resinas residual mais utilizado foi a broca carbide multilaminada em alta rotação com irrigação, justificado pelo menor tempo de trabalho.

Palavras-chave:
Resina composta; Remoção; Ortodontia; Questionário

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br