Acessibilidade / Reportar erro

Understanding the basis of space closure in Orthodontics for a more efficient orthodontic treatment

RESUMO

Introdução:

O fechamento de espaços é um dos processos mais desafiadores na Ortodontia e requer uma compreensão sólida de conceitos biomecânicos, a fim de se evitar efeitos colaterais indesejáveis. Compreender o fundamento biomecânico do fechamento de espaços possibilita uma melhor definição das opções de ancoragem e tratamento, por parte dos clínicos. Apesar de haver uma variedade de desenhos de aparelhos ortodônticos, o fechamento de espaços pode ser realizado por meio da mecânica com atrito ou sem atrito, e cada técnica apresenta vantagens e desvantagens. A mecânica com atrito, ou mecânica de deslizamento, é atraente em virtude de sua facilidade, o espaço é fechado por meio do uso de elásticos ou molas helicoidais, que produzem força, fazendo com que os braquetes deslizem no arco ortodôntico. Por outro lado, a mecânica sem atrito se utiliza de dobras em alças para gerar força para fechar o espaço, possibilitando momentos diferenciais nas unidades ativa e reativa, induzindo a uma ancoragem mais ou menos controlada, dependendo da situação.

Objetivo:

o presente artigo discutirá vários aspectos teóricos e métodos de fechamento de espaços, baseando-se em conceitos biomecânicos.

Palavras-chave:
Fechamento de espaços; Biomecânica; Ancoragem

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br