RESUMO
Introdução:
As soft skills representam uma variedade de habilidades pessoais, atitudes e características relevantes para o sucesso e desempenho adequado no trabalho.
Objetivo:
Este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento e o uso das soft skills em ortodontistas.
Métodos:
Os participantes responderam a um questionário contendo 27 perguntas objetivas sobre conhecimento e frequência das soft skills em suas atividades profissionais. Os participantes também foram solicitados a classificar as soft skills em uma ordem crescente de importância. A amostra foi dividida em subgrupos: A) residentes em Ortodontia; B) ortodontistas com menos de 5 anos de experiência e C) ortodontistas com mais de 5 anos de experiência. As comparações intergrupos foram realizadas usando o teste de Kruskal-Wallis. Diferenças entre os sexos foram comparadas usando o teste de Mann-Whitney (p< 0,05).
Resultados:
A amostra deste estudo observacional compreendeu 129 ortodontistas experientes e residentes em Ortodontia (92 mulheres, 37 homens) com idade média de 35,3 anos. Entre os entrevistados, 54,6% relataram não ter recebido instruções prévias sobre as soft skills. Todos os entrevistados relataram usar as habilidades interpessoais analisadas com uma frequência semelhante (mediana 4-5). Os residentes relataram acessar com menos frequência (46%) fontes confiáveis de pesquisa bibliográfica. Ortodontistas do sexo feminino relataram buscar ajuda de professores e outros profissionais com mais frequência do que os do sexo masculino. Ética e comunicação foram frequentemente classificadas como as soft skills mais importantes. Com frequência, o gerenciamento de informações e a liderança foram classificados como soft skills menos importantes.
Conclusão:
Foi demonstrado pouco conhecimento sobre as soft skills por parte de residentes e ortodontistas. A habilidade de comunicação foi frequentemente utilizada e considerada a soft skill mais importante.
Palavras-chave:
Ortodontia; Habilidades sociais; Desempenho no trabalho