Acessibilidade / Reportar erro

3D reconstruction of lower anterior teeth from CBCT images: automatic segmentation with manual refinements

RESUMO

Objetivo:

Desenvolver um método de segmentação dentária bem detalhado e reprodutível, para quando for necessário quantificar as medidas volumétricas dos dentes.

Material e Métodos:

Esse foi um estudo in vitro no qual incisivos inferiores e caninos de cinco pacientes foram reconstruídos em 3D por meio de um processo de segmentação automática com refinamentos manuais. Todas as imagens de TCFC foram obtidas usando tamanho de voxel de 0,3 mm. O software utilizado foi o ITK-SNAP®. Os resultados primários foram as confiabilidades intra-avaliadores e interavaliadores e os respectivos erros de medição.

Resultados:

A confiabilidade intra-avaliador foi excelente, com erro médio de medição de 4,16%. A confiabilidade interavaliadores foi boa, com erro médio de medição de 7,11%. A avaliação da precisão não foi possível, pois os dentes avaliados não foram extraídos.

Conclusões:

Embora o método descrito seja confiável, os erros nas medições volumétricas dos dentes podem se tornar significativos, dependendo da situação avaliada.

Palavras-chave:
Reabsorção radicular; CBCT; Volume do dente; Volume da raiz; Ortodontia

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br