Open-access Comparison of friction produced by two types of orthodontic bracket protectors

INTRODUÇÃO:  o aparelho ortodôntico fixo é considerado um fator causador de traumas na mucosa bucal. Com o intuito de controlar o desconforto no tecido mole, diversos ortodontistas recomendam a utilização de uma pequena quantidade de cera utilidade sobre os braquetes como forma de proteção. Esse estudo teve como objetivo avaliar, in vitro, o atrito gerado por dois tipos de protetores de braquetes (protetor de acetato e de resina - PPA e PRT) durante os estágios iniciais do tratamento ortodôntico.

MÉTODOS:   o atrito gerado pelos protetores no fio ortodôntico foi avaliado em unidades de teste de modelos experimentais. Esses modelos foram ligados a uma máquina de ensaios mecânicos que simulava o alinhamento do canino superior. A comparação intergrupos foi realizada pela ANOVA, com nível de significância de 5%.

RESULTADOS:  a fricção apresentada pelo grupo PRT foi estatisticamente maior do que a do grupo controle ao nível de 6mm. Para o atrito máximo, a média do grupo PRT foi estatisticamente maior do que a dos grupos controle e PPA.

CONCLUSÃO:  o protetor de acetato demonstrou não interferir no atrito entre o fio e a ranhura do braquete ortodôntico.

Ortodontia; Braquetes ortodônticos; Fricção


location_on
Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro