Acessibilidade / Reportar erro

Treatment effects of the MARA appliance and Activator-Headgear combined with fixed appliances in Class II division 1 malocclusion patients: A retrospective longitudinal study

RESUMO

Introdução:

O tratamento da má oclusão de Classe II divisão 1 com dispositivos funcionais oferece resultados aceitáveis. Esses dispositivos podem ser removíveis ou fixos, e a diferença essencial entre eles é a necessidade de colaboração. É clinicamente importante investigar se existem diferenças nos efeitos do tratamento desses dispositivos que apresentam características diferentes.

Objetivo:

O presente estudo retrospectivo longitudinal comparou os efeitos do MARA e da combinação Aparelho Extrabucal-Ativador (AEB-At) no tratamento da Classe II, ambos seguidos por aparelho fixo, adicionando também um grupo controle não tratado.

Métodos:

Cada grupo experimental foi composto por 18 pacientes; respectivamente, com média de idade inicial de 11,70 e 10,88 anos, tratados por 3,60 e 3,17 anos. O grupo controle foi composto por 20 indivíduos, com idade média inicial de 11,07 anos. Os grupos foram avaliados antes (T1) e após (T2) o tratamento. Radiografias de perfil foram utilizadas para avaliar as alterações do tratamento (T2-T1), em comparação com o grupo controle. As comparações intergrupos foram realizadas por meio da análise de variância para medidas repetidas (ANOVA), seguida pelo teste de Tukey.

Resultados:

O AEB-At apresentou uma restrição do crescimento maxilar significativamente maior que o MARA, enquanto as alterações mandibulares foram decorrentes do crescimento natural. Ambos os dispositivos promoveram significativamente mais retrusão dos incisivos superiores, inclinação vestibular dos incisivos inferiores e melhora da sobressaliência e relação molar, em comparação com o controle.

Conclusões:

Ambos os dispositivos funcionais associados ao aparelho fixo foram efetivos na correção da má oclusão de Classe II. No entanto, a combinação AEB-At apresenta efeitos esqueléticos superiores, devido à restrição de crescimento maxilar significativamente maior do que com o aparelho MARA. Além disso, os aparelhos apresentaram efeitos dentoalveolares semelhantes.

Palavras-chave:
Aparelho extrabucal; Funcional; Ortodontia corretiva

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br