Acessibilidade / Reportar erro

Comparison of multistranded wire and fiber-reinforced composite retainers effects on periodontium: A randomized clinical trial

RESUMO

Introdução:

As contenções ortodônticas fixas são muito importantes para a estabilidade do tratamento; no entanto, elas podem causar efeitos adversos na saúde do periodonto, como resultado da deposição de placa e cálculo.

Objetivos:

Comparar e determinar os efeitos na saúde periodontal de duas contenções inferiores coladas por lingual, e testar a hipótese nula de que não haveria diferença significativa na saúde periodontal entre os pacientes usando contenções fixas de compósito reforçado com fibra (FRC) ou de fio multitrançado (MSW).

Métodos:

No total, 60 indivíduos foram recrutados, dos quais 6 foram excluídos e 2 desistiram durante o estudo. Assim, foram incluídos no estudo 52 indivíduos com média de idade de 21,5 ± 3,6 anos. A amostra foi composta por 8 homens (15,4%) e 44 mulheres (84,6%). Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: O Grupo 1 recebeu contenção de compósito reforçado com fibra, enquanto o Grupo 2 recebeu contenção de fio multitrançado. Após três meses (T1), seis meses (T2), nove meses (T3) e doze meses (T4) da colagem, foram comparados os índices de placa e de cálculo, índice gengival e sangramento à sondagem, usando o teste de Mann-Whitney com p ≤ 0,05 como significativo.

Resultados:

Pôde-se observar que a saúde periodontal piorou com o passar do tempo, de T1 a T4, em ambos os grupos de contenções. No entanto, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos (p> 0,05).

Conclusão:

Os resultados do estudo indicam que não houve diferença significativa na saúde periodontal entre os pacientes com contenções fixas FRC e MSW; portanto, a hipótese nula foi aceita.

Palavras-chave:
Contenções fixas; Fios ortodônticos; Ensaio clínico

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br