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Satisfaction with orthodontic treatment: cross-cultural adaptation and validation of an instrument for the Brazilian Portuguese language

RESUMO

Objetivo:

Adaptar transculturalmente para a língua portuguesa do Brasil e avaliar as propriedades psicométricas de um questionário que avalia a satisfação de pais e responsáveis com relação ao tratamento ortodôntico recebido por seus filhos.

Métodos:

Tradução do questionário em inglês, pré-teste e avaliação da validade e confiabilidade da versão em português obtida. O questionário consistiu de 25 itens distribuídos em três subescalas (processo durante o tratamento, efeito psicossocial e resultado geral do tratamento). Participaram 83 pais/responsáveis de crianças/adolescentes que concluíram o tratamento ortodôntico. Estatística descritiva foi realizada e foi calculado valor máximo e valor mínimo. Foram determinadas a consistência interna, a estabilidade (intervalo de três semanas), a validade de constructo convergente e a validade de constructo discriminante. A análise fatorial exploratória (AFE) e a análise fatorial confirmatória (AFC) avaliaram a dimensionalidade.

Resultados:

dos 83 pais/responsáveis que participaram do estudo, 58 (69,9%) eram mães e 25 (30,1%) eram pais das crianças/adolescentes. No escore total do questionário e no escore das três subescalas, uma porcentagem aceitável (≤15%) dos participantes atingiu o escore máximo (ceiling effect). No escore total do questionário e no escore das três subescalas, nenhum participante atingiu o escore mínimo (floor effect). O coeficiente α de Cronbach para o escore total foi 0,72 (consistência interna). O coeficiente de correlação intraclasse para o escore total foi 0,71 (estabilidade). O escore total do questionário apresentou um coeficiente de correlação de Person alto (>0,50) com as três subescalas (validade de constructo). Pais/responsáveis do sexo feminino apresentaram escores significativamente maiores nas subescalas efeito psicossocial (p=0,013) e desfecho do tratamento (p=0,037), em comparação aos pais/responsáveis do sexo masculino (validade discriminante). AFE e AFC confirmaram a dimensionalidade em uma solução de três fatores.

Conclusões:

A versão do questionário obtida no presente estudo mostrou-se válida e confiável para o uso na população brasileira.

Palavras-chave:
Ortodontia; Má oclusão; Satisfação do paciente; Estudo de validação; Pesquisas e questionários

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