Acessibilidade / Reportar erro

Tomographic analysis of midpalatal suture prior to rapid maxillary expansion

RESUMO

Introdução:

Em Ortodontia e Ortopedia Facial, o momento de início do tratamento pode ser crítico, e uma análise individual deve ser aplicada para promover um planejamento de tratamento favorável. No presente estudo, foram realizadas a avaliação individualizada da sutura palatina mediana (SPM) e medições no palato de adolescentes e adultos jovens tratados com expansão rápida da maxila (ERM).

Descrição:

Foram avaliados vinte e seis pacientes submetidos à ERM com aparelho dentossuportado (Hyrax). Os critérios de inclusão foram: idade mínima de 14 anos, apresentando todos os dentes posteriores, diagnosticado com discrepância transversa da maxila e com uma indicação clínica para expansão maxilar. A tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) pré-tratamento desses pacientes foi avaliada para obter os estágios de maturação da SPM (MSPM), densidade da SPM (DSPM), comprimento do palato, espessura (anterior, intermediária e posterior) e área sagital.

Resultados:

Os estágios de maturação presentes foram C, D ou E; a densidade variou de 0,6 a 1, e foram determinados grupos de baixa (DSPM < 0,75) e alta densidade (DSPM ≥ 0,75). Indivíduos com maior DSPM apresentaram menor área sagital, em comparação com o grupo de densidade mais baixa. Indivíduos nos estágios D e E de MSPM apresentaram menor área sagital e espessura intermediária, comparados aos indivíduos no estágio C.

Conclusão:

Uma menor área sagital palatina foi observada nos grupos de alta DSPM e nos estágios D e E de MSPM.

Palavras-chave:
Técnica de expansão palatal; Imagem tridimensional; Tomografia computadorizada de feixe cônico

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br