Acessibilidade / Reportar erro

Shared decision making for patients needing dentofacial orthopedics, orthognathic surgery, and conventional non-surgical fixed appliance therapy: a comparison between Pakistani patients’ and clinicians’ perspective

RESUMO

Introdução:

A tomada de decisão compartilhada (TDC) envolve apresentar aos pacientes informações relevantes sobre um problema de saúde e chegar a uma decisão clínica com base em suas preferências. Porém, seu uso em Ortodontia carece de literatura.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar e comparar as perspectivas de pacientes e dentistas paquistaneses sobre a TDC em diferentes casos.

Métodos:

Um estudo transversal foi realizado em um hospital terciário no Paquistão, envolvendo 90 pacientes categorizados em três grupos (ortopedia dentofacial, cirurgia ortognática, e tratamento convencional não cirúrgico com aparelhos fixos). Após a avaliação clínica e as discussões sobre o plano de tratamento, os pacientes e os dentistas preencheram um questionário com 12 itens, de observação do envolvimento do paciente (OPTION, Observing Patient Involvement) na tomada de decisões, para avaliar suas perspectivas sobre a TDC. Os escores médios da escala OPTION foram comparados usando testes t para amostras pareadas entre dentistas e pacientes, e as comparações intergrupos foram feitas usando testes t para amostras pareadas e coeficientes de correlação de Pearson.

Resultados:

Os escores OPTION foram semelhantes entre pacientes/pais e dentistas. No entanto, foram encontradas diferenças estatisticamente significativas nas questões sobre “diferentes fontes de informação”, “diferentes opções (incluindo a possibilidade de não fazer nada)” e “preocupações relativas à gestão do problema de saúde”, com os pacientes apresentando escores OPTION gerais mais baixos. Os pacientes deram escores OPTION mais baixos na TDC para o tratamento ortodôntico convencional, e escores mais altos para o tratamento ortopédico e a cirurgia ortognática, em comparação com os dentistas.

Conclusões:

O presente estudo revelou um consenso geral nos escores totais médios da escala OPTION entre pacientes e dentistas. Porém, quando estratificados, os pacientes apresentaram maiores escores de TDC para os casos ortopédicos e ortognáticos, e menores escores para o tratamento ortodôntico convencional.

Palavras-chave:
Tomada de decisão compartilhada; Escala diádica OPTION; Envolvimento do paciente

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br