Acessibilidade / Reportar erro

Does mandibular advancement ortho-surgical procedure cause condyle changes? A case-series analysis

RESUMO

Introdução:

A cirurgia de avanço mandibular corrige as bases ósseas e estabelece a reabilitação funcional e estética dos pacientes. Entretanto, pouco se sabe sobre os resultados desse procedimento nas estruturas que compõem o sistema estomatognático, como os côndilos.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar as alterações estruturais e posicionais dos côndilos mandibulares em pacientes ortodôntico-cirúrgicos submetidos à cirurgia de avanço mandibular.

Material e Métodos:

Foi realizada investigação prospectiva com imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico. Utilizando o software Dolphin Imaging®, foram avaliados sete pacientes ortodôntico-cirúrgicos com má oclusão Classe II de Angle e deficiência mandibular. Foram avaliadas imagens da fase pré-cirúrgica e de, no mínimo, um ano após o procedimento. Para estudar as alterações estruturais e posicionais dos côndilos, foram obtidas medidas lineares e angulares e comparados os lados direito e esquerdo dos pacientes. Foi realizada análise estatística descritiva e, para verificar possíveis diferenças significativas, foram aplicados testes de normalidade (Kolmogorov-Smirnov), seguido de teste t pareado, para definição de significância.

Resultados:

Para nenhuma das medidas avaliadas nesse estudo foram encontradas diferenças estatisticamente significativas.

Conclusão:

O procedimento ortodôntico-cirúrgico realizado não alterou a estrutura e a posição dos côndilos dos pacientes submetidos à cirurgia de avanço mandibular. Os côndilos mandibulares direito e esquerdo comportaram-se de forma semelhante, sugerindo estabilidade e adaptação condilar após a cirurgia.

Palavras-chave:
Avanço mandibular; Côndilos; Tomografia

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br