Acessibilidade / Reportar erro

Comparison of the accuracy of two techniques for three-dimensional digital indirect bonding of orthodontic brackets: A randomized controlled trial

RESUMO

Objetivo:

Esse estudo teve como objetivo comparar clinicamente a precisão no posicionamento de braquetes usando guias de colagem indireta impressas tridimensionalmente (3D) e guias termoformadas a vácuo em cima de modelos impressos em 3D.

Material e Métodos:

Quatorze pacientes, planejados para tratamento ortodôntico fixo, foram divididos aleatoriamente em dois grupos de igual tamanho. Em ambos os grupos, as duas arcadas dentárias foram escaneadas para a criação dos modelos virtuais, os braquetes foram posicionados virtualmente dos incisivos centrais aos segundos pré-molares, e foram feitos os escaneamentos das posições finais dos braquetes. No primeiro grupo, as guias de transferência foram impressas em 3D. No segundo grupo, os modelos virtuais foram impressos em 3D e as guias foram termoformadas a vácuo em cima dos modelos impressos. Os braquetes foram colados de forma indireta e depois feitos os escaneamentos. Uma sobreposição das posições planejadas virtualmente e do escaneamento com os braquetes na posição final foi realizada para medir os desvios lineares e angulares nas posições dos braquetes.

Resultados:

O primeiro grupo apresentou significativamente menos erros lineares oclusogengivais e vestibulolinguais do que o segundo grupo. Não foram encontradas diferenças significativas nos desvios angulares entre os dois grupos. As frequências de erros lineares clinicamente aceitáveis menores que 0,5 mm e de erros angulares menores que 2° não apresentaram diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos (p > 0,05 para todas as medições). Os erros de transferência em ambos os grupos mostraram tendências a desvios lineares nas direções mesial, gengival e labial. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos para a taxa de descolagem imediata (10,7% e 7,1% para o primeiro e o segundo grupos, respectivamente, p=0,295).

Conclusões:

As guias de colagem indireta impressas em 3D foram mais precisas em termos de desvios lineares do que as guias termoformadas a vácuo. Os dois tipos de guias apresentaram controle angular semelhante.

Palavras-chave:
Colagem indireta de braquetes; Guia de transferência; Erro de transferência; Impressão 3D

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br