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Technology-enhanced simulation-based learning in orthodontic education: A scoping review

RESUMO

Introdução:

Simulações aprimoradas por tecnologia parecem ser eficazes em Odontologia, pois podem ajudar os estudantes a melhorar suas competências em ambientes simulados. No entanto, a implementação dessa tecnologia na educação ortodôntica ainda não foi revisada.

Objetivo:

A presente revisão de escopo teve como objetivo resumir, de forma abrangente, o uso de simulações aprimoradas por tecnologia na prática ortodôntica.

Métodos:

Uma busca sistemática foi realizada para identificar publicações de 2000 a 2021 sobre aprendizado na educação ortodôntica baseado em simulação aprimorada por tecnologia. A busca foi realizada até setembro de 2021 para identificar artigos na Scopus, Embase, PubMed, ProQuest Dissertations & Theses Global, Google Scholar e nas listas de referências dos artigos identificados.

Resultados:

A busca identificou 177 artigos. Foram incluídos nessa revisão 16 artigos, com 14 simulações digitais, que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Os resultados demonstraram um uso crescente de simulações aprimoradas por tecnologia na educação ortodôntica. Elas foram projetadas em vários formatos, incluindo formato tridimensional virtual, realidade aumentada, realidade virtual, autômato, háptico e simulações baseadas em cenários. Essas simulações foram implementadas em diversas áreas da Ortodontia, incluindo diagnóstico e planejamento de tratamento, posicionamento de braquetes, procedimentos ortodônticos, identificação de pontos de referência faciais, aparelhos removíveis e traçados cefalométricos. A maioria dos artigos incluídos demonstrou o processo de desenvolvimento, sem avaliar os resultados. Seis estudos forneceram avaliações de resultados em níveis de reação ou aprendizado. Nenhum deles forneceu a avaliação em níveis de comportamento e resultados.

Conclusão:

Não foram geradas evidências suficientes para demonstrar a eficácia das simulações aprimoradas por tecnologia na educação ortodôntica. No entanto, simulações de alta fidelidade baseadas em computador, juntamente com pesquisas robustas de design, são necessárias para confirmar o impacto educacional na área ortodôntica.

Palavras-chave:
Educação odontológica; Ortodontia; Jogo sério; Simulação; Aprendizagem aprimorada por tecnologia

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