Open-access Limites e possibilidades do ensino de filosofia

Resumo

Trata-se de examinar a questão das perspectivas e possibilidades de vida que a educação pode oferecer aos jovens de hoje, que vivem num mundo fragmentado em que as desilusões e as decepções podem se tornar, a todo momento, a tônica da existência. O caminho para uma reintegração ética e política passa pela formação da consciência crítica que venha a contestar o presente e a resistir a um futuro determinado pela alienação. A filosofia tem como levar a um enfrentamento dos riscos sociais e históricos, de modo a que os indivíduos não submerjam na decomposição existencial, ética e política que nos ameaça.

Palavras-chave: Educação; Emancipação; Consciência crítica; Formação; Significação ética e resistência

location_on
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Rua da Reitoria,109 - Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo SP - Brasil, Tel: (55 11) 3091-1675/3091-1676, Fax: (55 11) 3091-4306 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudosavancados@usp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro