Acessibilidade / Reportar erro

Cuidar do outro, cuidar da água: gênero e raça na produção da cidade1 1 Este trabalho foi feito em interlocução com os membros do Grupo de Estudos sobre Infraestrutura Urbana, no âmbito dos Grupos de Pesquisa Casa (Iesp/Uerj), Urbano - Laboratório de Estudos da Cidade (UFRJ) e ResiduaLab - Laboratório de Estudos Sociais dos Resíduos (Uerj). Agradecemos a leitura e comentários a Ana Clara Chequetti, Daniela Petti, Diego Francisco, Júlia Kovac, Julia O’Donnell, Marcella Araujo, Marcos Campos, Maria Raquel Passos Lima, Mariana Cavalcanti, Michel Misse Jr., Mayra Luiza, Rodrigo Agueda e Thomas Cortado, que só fizeram crescer este trabalho. Agradecemos especialmente a Júlia Kovac a organização dos comentários recebidos para este texto, fundamental para a conclusão do artigo. Os nomes das pessoas presentes no texto são fictícios a fim de garantir seu anonimato.

RESUMO

Este artigo discute a importância da água na vida cotidiana de mulheres que vivem em favelas e ocupações da cidade do Rio de Janeiro, pensando a água como bem vital, imprescindível para as relações de cuidados. O texto articula o debate sobre infraestrutura urbana com o de cuidado para pensarmos sobre os modos generificados e racializados de fazer cidade. Por meio de pequenos eventos domésticos, de diálogos que as autoras tiveram com suas interlocutoras ou de descrições etnográficas mais longas, o trabalho mostra como a água carrega a força do ordinário e é um dos objetos que permite ver a potência e a vulnerabilidade que a vida diária carrega em termos de gênero, classe e raça. Descreve-se o trabalho das mulheres nos processos de fazer cidade ao relacionar a precariedade de acesso à água com a subalternidade do trabalho do cuidado como aspectos coexistentes que visibilizam as condições de profunda desigualdade dos moradores de periferias.

PALAVRAS-CHAVE:
Água; Infraestrutura; Cuidado; Gênero; Raça; Cidade

Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Rua da Reitoria,109 - Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo SP - Brasil, Tel: (55 11) 3091-1675/3091-1676, Fax: (55 11) 3091-4306 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudosavancados@usp.br