Acessibilidade / Reportar erro

Homenagem a Fred Jordan

CRIAÇÃO / DESIGNER GRÁFICO

Homenagem a Fred Jordan

Depoimentos

A SEÇÃO CRIAÇÃO deste número comemorativo dos 10 anos da revista ESTUDOS AVANÇADOS presta uma homenagem ao designer gráfico Fred Jordan. Não sem razão, embora seu trabalho de fronteira entre a arte e a ciência caberia muito bem nesta edição de aniversário. Que revista não deseja ter a colaboração desprendida e voluntária daquele que é comparado por Olaf Leu – um dos designers mais conceituados da Europa – com o instrumentista que chegou a primeiro violino da orquestra? É pelas suas mãos que ESTUDOS AVANÇADOS consolida pouco a pouco sua identidade visual, seja através da layout da capa ou da escolha cuidadosa da tipologia em que são compostos os textos selecionados para publicação.

Além de transcrever trechos de depoimentos colhidos entre seus numerosos amigos e admiradores, reservamos bom espaço para reproduzir alguns dos trabalhos mais marcantes de sua carreira artística.

* * *

Ousadia

Tide Heilmeister

QUEM SOU eu para dar um depoimento a respeito de um profissional cuja influência venho recebendo há quase 40 anos? Fred Jordan é, para mim, o grande precursor da ousadia gráfica no Brasil. Com sua batuta de maestro faz das artes gráficas uma beleza harmoniosa de formas que se fazem valer.

Tide Heilmeister é artista gráfico.

Criatividade

Alexandre Wollner

JORDAN, vindo da Alemanha, tem uma formação autodidata profunda aqui no Brasil, por força de sua intenção de evoluir. Hoje influencia o mercado gráfico com o uso da evolução de seus trabalhos artísticos e visuais, porém altamente tecnológicos, distanciados das influências de moda e persistindo em aprofundar-se nesse mistério que chamamos criatividade.

Alexandre Wollner é designer gráfico.

O efeito Fred Jordan

Maria Bonomi

EM 1952, quando a gráfica Niccolini garantiu ao jovem Fred Jordan um espaço experimental para enriquecer a visualidade do seu brinde padrão (a folhinha/calendário), com o intuito de proclamar sua excelência tecnológica, deflagrou uma revolução no mercado da publicação e da embalagem. Ano a ano a criatividade da Niccolini embaralha as cartas da concorrência. Sua competitividade elevava o nível de qualidade do trabalho dos demais. O que faz Fred Jordan quando encabeça tecnicamente uma das maiores empresas gráficas do país? Coloca um tema em questão. Meio na contramão, como veio a propor recentemente Oliviero Toscani, começou a embutir em seu brinde um marcante questionamento das vivências primordiais do momento, chamando seu público a meditar sobre os fatos...

Por vias diretas ou indiretas, passando até por metáforas irônicas, atingiu em mais de uma ocasião cidadãos comuns que deixavam de sê-lo pois ganhavam a provocante folhinha do Jordan. Discutiam o misterioso calendário que, pontual como um raio de luz, saía do nada... sempre por volta do fim do ano e em pleno consumo de banalidade natalina. Fred Jordan fabrica um objeto gráfico surpreendente, no qual os acontecimentos do mundo científico e do saber da humanidade são transplantados a serviço da intuição. Fred Jordan tornou um veículo prosaico porta-voz da fenomenologia universal e aproximou o homem um pouco mais da misteriosa fonte da criação artística: ele mesmo enquanto observador do cosmos.

Maria Bonomi é artista plástica.

Uma parceria de 45 anos

Demerval Lázaro

A CRIATURA, ou melhor, o calendário que Fred Jordan e a gráfica Niccolini trazem para o mercado todos os anos, desde 1952, não é concebido apenas porque todos fazem calendários – alguns mais criativos, outros menos –, ou simplesmente porque a empresa, como quase todas as gráficas, precisa fazê-los. Então por que o faz? A resposta é curta, mas completa: em razão da participação total de Fred Jordan em sua execução. Ele se utiliza, principalmente, de pesquisas, e transfere para o calendário todo seu conhecimento no campo das artes, história, astronomia. Busca inspiração na realidade, no passado, e ausculta o futuro. O resultado de seu trabalho encerra formas, luzes, cores, harmonia, inovação, alegria, estupefação, resignação. O calendário, ao ser colocado nos escritórios de nossos clientes, exibe todos os atributos de um produção gráfica de qualidade, transmitindo a imagem de uma empresa que executa seus serviços com esmero e que, portanto, tem a capacidade de transferir para o produto de seus clientes os mesmos predicados.

Demerval Lázaro é assessor de diretoria da gráfica Niccolini.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Maio 2005
  • Data do Fascículo
    Dez 1997
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Rua da Reitoria,109 - Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo SP - Brasil, Tel: (55 11) 3091-1675/3091-1676, Fax: (55 11) 3091-4306 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudosavancados@usp.br