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Desempenho de um motor diesel alimentado com uma mistura pré-aquecida de óleo de soja e petrodiesel

No Brasil, tem-se notado um grande esforço para encontrar alternativas ao óleo diesel como combustível. Algumas linhas de estudo estão direcionadas ao desenvolvimento dos óleos vegetais para tal fim, por ser uma fonte de obtenção de menor custo e ter densidade energética maior que os óleos vegetais transformados, além de apresentar menor risco de contaminação ambiental. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho, a vida útil do lubrificante e de alguns componentes de um motor Ciclo Diesel, com sistema de injeção eletrônica, em um ensaio de longa duração, sendo este alimentado com uma mistura pré-aquecida (65 °C) de 50% (v v-1) de óleo de soja no petrodiesel. Observou-se redução da vida útil dos injetores que apresentaram falha por desgaste elevado com 264 h de funcionamento e aumento da emissão de material particulado (opacidade), o que pode ser atribuído às falhas ocorridas no sistema de injeção. Também se observou aumento da vida útil do lubrificante, quando comparado com a bibliografia. O sistema de injeção eletrônica pode favorecer a queima do combustível testado. O ensaio foi interrompido com 264 h devido a falhas no sistema de injeção.

Injeção eletrônica; opacidade; lubrificante


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