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Mudanças na disponibilidade de água do solo devido ao tráfego de tratores

O tráfego frequente de tratores em solos agrícolas favorece a compactação dos solos e afeta o fluxo e a disponibilidade da água. O objetivo do presente trabalho foi estudar o efeito da compactação induzida pelo tráfego do trator na disponibilidade de água do solo, sob diferentes intensidades de trânsito sobre o mesmo caminho (0, 1, 3, 6 e 10 passadas), para dois tratores com pesos de 3,3 e 2,6 ton, em três condições de superfície diferentes. O estudo foi desenvolvido em um Andisol, solo representativo da zona estudada. Determinou-se o comportamento da curva de retenção de umidade, obtendo-se a água gravitacional, a água disponível e água higroscópica, a profundidades de 10 e 30 cm. Encontrou-se uma predominância da água higroscópica com valores de até 80% da água total presente no solo. As curvas de retenção de umidade apresentaram incrementos nos valores de capacidade de campo e ponto de murchamento permanente e com comportamentos "achatados" indicando uma alta sensibilidade aos tratamentos aplicados, representativa de solos compactados, o qual confere às superfícies estudadas características não aptas para o desenvolvimento normal de culturas.

compactação; manejo de solos; curva de retenção de água; Andisol


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