Acessibilidade / Reportar erro

Perspectiva dos profissionais da rede intersetorial sobre intervenção educativa para o enfrentamento da violência de gêneroa a Artigo extraído do projeto de pesquisa de pós-doutorado “Sistematização e validação qualitativa de uma proposta de intervenção por meio do jogo Violetas para o enfrentamento da violência de gênero”, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022, de autoria de Lucimara Fabiana Fornari, sob a supervisão de Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca.

Perspectiva de los profesionales de la red intersectorial sobre intervención educativa para enfrentar la violencia de género

Resumo

Objetivo

identificar a percepção dos profissionais sobre uma intervenção educativa qualificadora para o enfrentamento da violência de gênero.

Método

estudo qualitativo, realizado com 28 profissionais das Casas da Mulher Brasileira: Brasília (Distrito Federal), Campo Grande (Mato Grosso do Sul) e Curitiba (Paraná). A coleta de dados ocorreu por meio de Oficinas de Trabalho Crítico-emancipatórias, entre outubro de 2020 e outubro de 2021. Os discursos foram submetidos à análise de conteúdo temática, e as imagens foram analisadas por meio do método documentário de interpretação, com o apoio de software.

Resultados

participaram do estudo psicólogas, assistentes sociais e técnicas-administrativas que, em sua maioria, tinham mais de quatro anos de experiência de trabalho na instituição. Quatro categorias empíricas emergiram das análises: A intervenção educativa como motivação para a construção do conhecimento; A importância da dinâmica grupal para a aprendizagem colaborativa; A metodologia ativa como ferramenta para o reconhecimento profissional; A intervenção educativa como possibilidade de (re)pensar a prática profissional.

Conclusão e implicações para a prática

as profissionais percebem a potencialidade da intervenção educativa para a compreensão e transformação da realidade do seu trabalho, possibilitada pela dinâmica lúdica, crítica e participativa. Ademais, permitiu ampliar e adensar os conhecimentos para enfrentamento da violência de gênero.

Palavras-chave:
Aprendizagem; Conhecimento; Prática Profissional; Violência contra a Mulher; Violência de Gênero

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com