Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da atenção à saúde de gestantes com HIV: comparação entre serviço primário e especializadoa a Artigo extraído da dissertação de mestrado de autoria de Raquel Einloft Kleinubing, defendida no ano de 2015, Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Universidade Federal de Santa Maria, sob a orientação de Cristiane Cardoso de Paula e co-orientação de Stela Maris de Mello Padoin. Texto completo disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/7441/KLEINUBING,%20RAQUEL%20EINLOFT.pdf?isAllowed=y&sequence=1

RESUMO

A rede pública para atenção à saúde de gestantes com HIV, no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul/Brasil, inclui os serviços de atenção primária e especializada.

Objetivo:

Avaliar se o tipo de serviço interfere no escore de qualidade da atenção à saúde na experiência das gestantes com HIV.

Métodos:

Estudo transversal, com coleta de dados de abril-novembro/2014, com 78 participantes. Foi aplicado o instrumento Primary Care Assessment Tool-Brasil e utilizados os testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher.

Resultados:

A qualidade da atenção recebida foi avaliada como insatisfatória tanto na atenção primária (6,50) quanto na especializada (6,35).

Conclusão:

O tipo de serviço interfere na qualidade da atenção, o que pode repercutir na escolha do serviço pelas mulheres. Há necessidade de melhoria da qualidade de ambos os serviços e de busca pelo cuidado compartilhado para atender tanto cuidados habituais da gestação quanto especificidade da infecção.

Palavras-chave:
Atenção à Saúde; Avaliação de serviços de saúde; Saúde da Mulher; Gestantes; HIV

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com