Acessibilidade / Reportar erro

Programa Dia-D: ensaio propositivo de intervenção educativa para autogerenciamento em diabetes tipo 2

Programa Dia-D: ensayo propositivo de una intervención educativa para el autocuidado en diabetes tipo 2

Resumo

Objetivo

apresentar o Programa Diabetes em Dia (Dia-D): uma intervenção educativa para autogerenciamento do diabetes tipo 2 focada em promover alimentação saudável, prática regular de atividade física e uso correto de medicamentos entre adultos com diabetes tipo 2.

Método

ensaio propositivo de intervenção complexa, fundamentado em dois modelos comportamentais: The ADCES7 Self-Care Behaviors™ (Associação de Especialistas em Cuidados e Educação em Diabetes); e Behaviour Change Wheel (BCW).

Resultados

a estrutura conceitual “Capability, Opportunity, Motivation-Behaviour (COM-B)” do BCW possibilitou a definição dos determinantes dos comportamentos-alvo. A partir desses, foram propostas as intervenções de treinamento, capacitação, educação, reestruturação ambiental, persuasão, provisão de serviços, diretrizes e comunicação. Técnicas de mudança de comportamento (demonstração e automonitorização do comportamento, informações sobre consequências de saúde, entre outras) alicercearam o conteúdo da intervenção.

Considerações finais e implicações para prática

os modelos teóricos possibilitaram a estruturação de intervenção educativa com ênfase na proposição de estratégias para modificação de comportamentos, componente central no cuidado a pessoa com diabetes. Destaca-se a relevância de adoção de modelos comportamentais no planejamento da educação em saúde e o caráter complexo no delineamento da intervenção.

Palavras-chave:
Autogestão; Diabetes Tipo 2; Doença Crônica; Educação de Pacientes como Assunto; Educação em Saúde

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com