Acessibilidade / Reportar erro

Validação da Escala de Avaliação de Agências de Autocuidado (ASA) em adolescentes chilenos

Resumo

Objetivo

Realizar validação e análise de confiabilidade da Escala de Classificação da Agência de Autocuidado em adolescentes chilenos.

Método

Aplicado a 199 adolescentes. Validação de conteúdofoifeita por revisão de especialistas. Confiabilidade e validade de construtoforam exploradas por meio de análisefatorialexploratória (AFE) e análisefatorialconfirmatória (AFC).

Resultados

Alguns termos da escala foram culturalmente adaptados. A confiabilidade alfa de Cronbach da escala de 24 itensfoi de 0,88. Os itens 6, 11, 20 apresentarambaixaconfiabilidade e correlaçãocom a escala (<0,4). O AFE sugeriuumasoluçãofatorial de cinco fatores e um fator por gráfico de sedimentação. As equaçõesestruturais dos modelos possíveisresultaramcom valores de índices de ajuste, próximos dosatisfatório.

Conclusões e Implicações paraa Prática

Considerando a combinação de critérios objetivos, aquelesbaseadosnateoria e nainterpretabilidade das soluçõesfatoriais, a soluçãoótima é a de um fator com 21 itens. A escala apresentaitens culturalmente adaptados, propõe-se incorporar comportamentos de autocuidado mais específicos típicos de adolescentes. Novas pesquisas avaliando intervençõesvoltadas para melhorar a capacidade de autocuidado em adolescentes poderiam utilizar a nova versão da escala ASA commelhores propriedades psicométricas.

Palavras-chave:
Estudos de Validação; Autocuidado; Adolescente

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com