Acessibilidade / Reportar erro

Crenças relacionadas ao uso de antidiabético oral em pessoas com diabetes

Resumo

Objetivo:

Identificar as crenças relacionadas ao uso de antidiabético oral em pessoas com diabetes mellitus tipo 2, com base na Theory of Planned Behavior.

Método:

Estudo descritivo com abordagem quantiqualitativa, realizado com 32 participantes em uso de antidiabético oral. Os dados foram coletados por meio de formulário com perguntas abertas e analisados pelo número de emissões e conteúdo.

Resultados:

Entre as crenças comportamentais, destacam-se: como vantagem, manter o diabetes controlado; e, como desvantagens, dor e desconforto gástrico, enjoo e diarreia. Nas crenças normativas, sobressaiu como referente social a família (filhos, mãe e irmãos). Quanto às crenças de controle, tomar os comprimidos com água e o tamanho dos comprimidos como as facilidades e dificuldades, respectivamente, em relação ao seguimento da terapêutica oral.

Conclusão e implicações para prática:

Foi possível identificar as crenças frente ao comportamento da tomada do antidiabético oral que contribuirão para fomentar estratégias educativas com poder de fortalecer as positivas e reverter as negativas, em benefício da adesão à terapêutica medicamentosa, ao controle glicêmico e à qualidade de vida.

Palavras-chave:
Crenças; Comportamento; Diabetes mellitus tipo 2; Tratamento farmacológico

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com