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Metacognição em um jogo educativo orientado pelo processo de enfermagem sobre distúrbios eletrolíticos

Metacognición en un juego educativo guiado por procesos de enfermería sobre trastornos electrolíticos

Resumo

Objetivos

Descrever os eventos metacognitivos contidos nos relatos de alunos de enfermagem após participação em jogo educativo e identificar as operações metacognitivas presentes nos relatos de alunos de enfermagem após participação no jogo educativo.

Método

Estudo qualitativo para a compreensão de eventos e processos metacognitivos de vinte e seis estudantes engajados na solução de um caso de distúrbios eletrolíticos, orientados pelo processo de enfermagem. Dados coletados por entrevista semiestruturada. Análise de conteúdo com categorias teóricas da metacognição para procedimentos dedutivos e classificatórios.

Resultados

Foram identificadas quinze características do processo e do controle durante o jogo, com operações metacognitivas a partir de eventos metacognitivos presentes nas falas dos participantes do jogo. As fases de antecipação, de controle da performance e de autorregulação reflexiva foram utilizadas para classificar as quinze características emergentes da tarefa.

Conclusão

A participação em um jogo educacional orientado à aprendizagem do processo de enfermagem pode evidenciar descrições de eventos metacognitivos, clarificando processos mentais.

Implicações para a prática

Conhecer as características de um trajeto metacognitivo mais comum pode facilitar a atuação do professor como mediador e facilitador da aprendizagem em aspectos específicos.

Palavras-chave:
Aprendizado Baseado em Problemas; Jogos; Metacognição; Processo de Enfermagem; Tomada de Decisão Clínica

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