Acessibilidade / Reportar erro

Assistência Integral a Saúde do Homem: necessidades, obstáculos e estratégias de enfrentamento

Asistencia Integral a la Salud del Hombre: necesidades, obstáculos y estrategias de afrontamiento

Objetivo:

Conhecer as necessidades de saúde, identificar os obstáculos que impedem o atendimento das necessidades de saúde do homem e apresentar as estratégias de enfrentamento para uma assistência integral e humana a um grupo de homens.

Métodos:

Estudo de cunho descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi realizada em fevereiro de 2012 por meio de entrevista semiestruturada e analisadas à luz do referencial teórico.

Resultados:

A população masculina tem necessidades de saúde a serem atendidas e referenciam como obstáculos, a vergonha de se expor, a impaciência, a inexistência de tempo e a falta de resolutividade das necessidades de saúde. A humanização em saúde predominou como estratégia de enfrentamento, através do acesso, do acolhimento, da comunicação e do vínculo.

Conclusão:

A criação da Política de Atenção Integral a Saúde do Homem não foi suficiente para inseri-lo no contexto de saúde, desta forma, propõe-se mudanças no modelo assistencial.

Saúde do Homem; Atenção Primária à Saúde; Humanização da Assistência


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com