Acessibilidade / Reportar erro

Registros na detecção da tuberculose: percepção dos profissionais de saúde

Resumo

Objetivo:

Conhecer a percepção dos profissionais de saúde acerca dos registros produzidos na detecção dos sintomáticos respiratórios de tuberculose.

Método:

Estudo de abordagem qualitativa realizado nos municípios de Sapucaia do Sul e Pelotas (estado do Rio Grande do Sul). Os dados foram coletados entre janeiro de 2013 e março de 2014 com 37 trabalhadores de saúde, através de entrevista semiestruturada e analisada à luz da Análise de Conteúdo de Bardin.

Resultados:

Emergiram três categorias, uma apontando as potencialidades dos registros da detecção da tuberculose para o acompanhamento dos casos e duas verificaram os entraves que se relacionaram com o preenchimento inadequado, excessivo, com duplicação de informações, exigindo espaço físico para armazenamento e extravio dos registros.

Conclusão e implicações para a prática:

Os profissionais reconhecem a importância dos registros na detecção da tuberculose, porém apontam entraves que impossibilitam a aplicabilidade no cotidiano. Estas informações podem auxiliar os gestores municipais para reavaliarem os instrumentos produzindo avanços quanto a operacionalidade dos registros na detecção da tuberculose.

Palavras-chave:
Tuberculose; Diagnóstico; Serviços de Saúde; Sistema de Informação

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com