Acessibilidade / Reportar erro

Letramento em saúde e adesão ao tratamento medicamentoso do diabetes mellitus tipo 2

RESUMO

Objetivo:

Analisar a relação entre letramento em saúde e adesão ao tratamento medicamentoso de pacientes com diabetes mellitus tipo 2.

Método:

Estudo quantitativo e transversal desenvolvido em cinco Estratégias de Saúde da Família da cidade de Picos-Piauí. Participaram 78 usuários dos serviços de saúde. Foram utilizados um formulário para obtenção das variáveis sociodemográficas, o “Short Test of Functional Helathy Literacy in Adults”, e o “Teste de Medida da Adesão ao Tratamento”. Para a análise, utilizou-se estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

Quanto ao letramento em saúde, 51,3% dos participantes foram classificados como inadequados, e 87,2% dos participantes foram considerados aderentes ao tratamento medicamentoso. Houve variação da média do letramento em saúde de acordo com o nível de adesão ao tratamento medicamentoso e as variáveis sociodemográficas.

Conclusão:

Identificou-se relação entre o letramento em saúde e a adesão ao tratamento medicamentoso. Os pacientes, mesmo apresentando, em sua maioria, um letramento em saúde inadequado, referem aderir à terapêutica medicamentosa.

Implicações para a prática:

O estudo possibilitou identificar o perfil de letramento em saúde e de adesão à terapêutica dos pacientes, subsidiando o planejamento das intervenções de enfermagem na atenção ao diabetes mellitus.

Palavras-Chave:
Letramento em Saúde; Adesão ao Tratamento Medicamentoso; Diabetes Mellitus

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com