Acessibilidade / Reportar erro

Enfermagem na adesão ao tratamento da tuberculose e tecnologias em saúde no contexto da atenção primária

Resumo

Objetivo:

Descrever e analisar relações entre adesão ao tratamento da tuberculose e tecnologias em saúde no contexto da atuação da enfermagem na Atenção Primária.

Método:

Reflexão analítica de contexto, utilizando-se o referencial teórico de Hinds, Chaves e Cypress.

Resultados:

Foram categorizados em contexto imediato, específico, geral e metacontexto, respectivamente em: ações de enfermagem na Atenção Primária e adesão ao tratamento da tuberculose; atuação do enfermeiro mediante fatores pessoais e ambientais, tecnologias em saúde e a adesão ao tratamento; influência das crenças dos enfermeiros sobre adesão ao tratamento e o estado de saúde geral; e uso de tecnologias em saúde e visão compartilhada do doente e do enfermeiro sobre a adesão ao tratamento como responsabilidade para agir preventivamente.

Conclusão e Implicações para a prática:

A adesão ao tratamento da tuberculose está atrelada diretamente à substancial atuação do enfermeiro, que apresenta potencialidades para contribuir para maior articulação entre ações necessárias ao sucesso do tratamento, reduzindo as fragilidades na sua operacionalização. As tecnologias no contexto de atuação da enfermagem podem favorecer a práxis, sobremaneira no incentivo à adesão, podendo subsidiar novas estratégias adequadas à realidade dos serviços.

Palavras-chave:
Adesão ao Tratamento; Tuberculose; Tecnologias em Saúde; Atenção Primária à Saúde

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com