Acessibilidade / Reportar erro

Processo de comunicação na equipe de enfermagema a Pesquisa realizada com apoio financeiro de bolsa de mestrado proveniente da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES). fundamentado no diálogo entre Berlo e King

El proceso de comunicación del equipo de enfermería basado en el diálogo entre Berlo y King

Resumo

Objetivo:

Pesquisa cujo objetivo foi analisar o processo de comunicação na equipe de enfermagem, com base nos elementos teóricos preconizados por Berlo e King, e discutir suas contribuições para o cuidado de enfermagem.

Método:

Qualitativo-descritivo, desenvolvido com 25 membros da equipe de enfermagem de uma clínica médica hospitalar. Realizou-se entrevista semiestruturada e análise temática de conteúdo. Os referenciais teóricos foram: uma teoria de comunicação, de Berlo, e uma teoria de enfermagem, a de King.

Resultados:

Para a equipe de enfermagem, a comunicação se expressa de diversas formas, sendo algo amplo abrangendo muito mais que a própria fala. A equipe se consolida como um sistema social, que pode ser influenciado pela hierarquia, o poder e o status.

Conclusão:

A eficiência da comunicação entre os membros da equipe de enfermagem mantém as boas relações interpessoais, auxiliando na assistência tornando o trabalho de todos mais efetivo.

Palavras-chave:
Enfermagem; Equipe de enfermagem; Teoria de Enfermagem; Comunicação

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com