Acessibilidade / Reportar erro

Percepção da criança hospitalizada acerca do brinquedo terapêutico instrucional na terapia intravenosaa aRecorte da monografia intitulada “Impacto do brinquedo terapêutico diante da punção venosa em crianças hospitalizadas”, apresentada ao curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO), por Hercules Pereira Coelho, sob a orientação da Prof. Ana Paula Ribeiro de Castro, no mês de dezembro de 2019.

Percepción del niño hospitalizado acerca del juguete terapéutico instructivo en la terapia intravenosa

Resumo

Objetivo

analisar a percepção da criança hospitalizada quanto ao uso do brinquedo terapêutico instrucional no preparo para a terapia intravenosa.

Método

estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em um hospital pediátrico público no município de Juazeiro do Norte - Ceará, entre os meses de julho a setembro de 2019. Participaram do estudo 31 crianças em idade pré-escolar e escolar. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada e, posteriormente, analisados por meio do software IRAMUTEQ.

Resultados

diante da percepção das crianças acerca da terapia intravenosa, foi averiguado que elas compreenderam a técnica a partir da utilização do brinquedo terapêutico instrucional. Quando a criança tem a oportunidade de brincar e dramatizar a terapia intravenosa, por meio do brinquedo terapêutico instrucional, a ansiedade, a dor, a angústia, a solidão, o medo e o choro são atenuados.

Conclusões e implicações para a prática

orientar as crianças quanto à realização da terapia intravenosa favorece sua compreensão quanto aos reais benefícios desta técnica para a sua saúde, possibilitando, ainda, a compreensão do enfermeiro quanto às condições que representam riscos para a criança e intervenha em tempo hábil por meio da utilização de estratégias que favoreçam a recuperação da saúde e a minimização de traumas subsequentes advindos da hospitalização.

Palavras-chave:
Jogos e Brinquedos; Procedimentos Clínicos; Saúde da Criança; Enfermagem Pediátrica; Criança Hospitalizada

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com