Acessibilidade / Reportar erro

A formação em enfermagem orientada aos princípios do Sistema Único de Saúde: percepção dos formandos* * Este estudo é parte da Dissertação - Formação em enfermagem para o Sistema Único de Saúde numa perspectiva crítico e criativa: visão dos formandos de mestrado em enfermagem, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, em 2012.

Formación en enfermería orientada a los principios del Sistema Único de Salud: percepción de los alumnos

RESUMO

Objetivo:

Identificar como os formandos de graduação em enfermagem de uma Universidade Pública da Região Sul do Brasil percebem o seu processo de formação em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Métodos:

Pesquisa qualitativa, ancorado no referencial de Freire. Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2012, por meio de entrevistas individuais e analisadas de acordo com análise de conteúdo.

Resultados:

Destaca-se como categoria que a formação está dirigida à realidade, com ênfase no SUS. A formação do enfermeiro está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais/Enfermagem e os princípios do SUS; os alunos sentem-se preparados para trabalhar na atenção básica, sendo que sua formação é generalista, humanista, crítica e reflexiva.

Conclusão:

O processo de formação do enfermeiro encontra-se de acordo com a política de saúde vigente, porém apresenta fragilidades que devem ser repensadas, como a interdisciplinaridade e a transversalidade dos conteúdos relacionados ao SUS.

Palavras-chave:
Educação em Enfermagem; Sistema Único de Saúde; Currículo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com