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Educação em saúde na sala de espera: cuidados e ações à criança que vive com HIV/aids

Educación en salud en la sala de espera: atención y acciones al niño con VIH/sida

Resumo

Objetivo:

Conhecer, sob a ótica da criança que vive com HIV/aids, os cuidados e as ações de educação em saúde que podem ser desenvolvidos na sala de espera.

Métodos:

Pesquisa descritiva-exploratória, com abordagem qualitativa, realizada em ambulatório de atendimento especializado em DST/aids na cidade de Porto Alegre/RS. Os participantes foram crianças atendidas nesse serviço de saúde, entre sete e 12 anos de idade, e seus familiares/cuidadores. Para a coleta das informações utilizou-se o Método Criativo e Sensível.

Resultados:

A partir da análise temática emergiram os temas para as atividades de educação em saúde, neste artigo foram abordados os seguintes temas: sala de espera, autocuidado, saúde na escola e representações de saúde.

Conclusões:

A sala de espera configura-se um espaço que pode proporcionar momento de espera aprazível e produtivo com a inserção de atividades para desenvolver educação em saúde, com ênfase no lúdico.

Palavras-chave:
Criança; Enfermagem pediátrica; HIV

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