Acessibilidade / Reportar erro

Análise do conhecimento de profissionais de enfermagem sobre prevenção de lesão por pressão: estudo transversal

Análisis del conocimiento de profesionales de enfermería sobre prevención de úlcera por presión: estudio transversal

RESUMO

Objetivos

analisar e comparar o nível de conhecimento sobre prevenção de lesão por pressão entre enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam em Unidades de Terapia Intensiva e graduandos em enfermagem no último ano do curso.

Método

estudo transversal, de caráter descritivo-exploratório e de abordagem quantitativa, utilizando o Pieper’s Pressure Ulcer Knowledge Test. Os dados foram analisados através do Statistical Package for Social Science, mediante estatística descritiva e inferencial (ANOVA-One Way, teste de normalidade de Shapiro-Wilk e pressuposto de homogeneidade através do teste de Levene).

Resultados

a amostra da pesquisa abarcou 70 participantes, sendo 22 enfermeiros, 14 técnicos de enfermagem e 34 graduandos em enfermagem. Foi visto que apenas 22,7% dos enfermeiros, 7,1% dos técnicos e 0,0% dos graduandos em enfermagem atingiram o percentual de acertos ≥ 90% recomendado pelo teste de conhecimento.

Conclusão e implicações para a prática

os resultados encontrados neste estudo permitiram identificar um nível insuficiente de conhecimento e uma percepção de aptidão equivocada, relacionados à prevenção de lesão por pressão, entre os participantes do estudo, com ênfase para os técnicos e para os graduandos em enfermagem. Logo, esta pesquisa aponta para a necessidade de ações educativas que visem a capacitação do público supramencionado.

Palavras-chave:
Conhecimento; Enfermagem; Enfermeiros; Lesão por pressão; Prevenção

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com