Acessibilidade / Reportar erro

Adaptação cultural do instrumento MISSCARE para uso no contexto chileno

Resumo

Objetivo

validar o instrumento MISSCARE para uso no contexto chileno.

Método

a adaptação sociolinguística do MISSCARE envolveu tradução e retrotradução, seguida por avaliação de enfermeiros falantes de inglês. Finalmente, a validação de conteúdo foi alcançada por meio de revisão por especialistas, com foco na adaptação cultural e de conteúdo.

Resultados

a versão 2.0 do MISSCARE demonstrou validade de face e de conteúdo. O cuidado perdido é um evento adverso que ameaça a segurança e a qualidade da assistência à saúde. Ter um instrumento validado para medir o cuidado perdido servirá como um indicador para melhorar a qualidade da assistência à saúde prestada.

Conclusão e implicações para a prática

a versão adaptada do MISSCARE é uma ferramenta confiável e válida para medir o cuidado de enfermagem perdido em hospitais. O estudo do cuidado de enfermagem perdido gerará conhecimento essencial para melhorar a qualidade da assistência à saúde e desenvolver indicadores de gestão. Esses insights impulsionarão estratégias e intervenções para otimizar os serviços e garantir um padrão mais elevado de atendimento.

Palavras-chave:
Cuidados de Enfermagem; Estudo de Validação; Pesquisa em Enfermagem; Qualidade da Assistência à Saúde; Segurança do Paciente

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com