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Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde: Revisão de escopo

Análisis conceptual y aplicabilidad de la telesimulación en educación en salud: Revisión del alcance

RESUMO

Objetivo

analisar o conceito de telessimulação e sua aplicabilidade no contexto do ensino em saúde.

Método

trata-se de uma análise conceitual, realizada através de uma scoping review realizada em maio de 2021, nas seguintes bases de dados: PubMed, PMC, Educational Resources Information Center, Web of Science, Science Direct, Scopus, LILACS, Scientific Electronic Library Online e Google Scholar, mediante o uso do descritor “telessimulação” e suas respectivas traduções para inglês e espanhol. Para análise dos estudos, avaliaram-se os atributos, antecedentes e consequentes do conceito.

Resultados

a telessimulação é definida como uma ramificação da simulação clínica que se caracteriza pela promoção/viabilização de práticas educativas no ensino em saúde, realizadas remotamente, síncrona, através de videochamada. Tem como objetivo facilitar o contato entre instrutores e participantes em situações de necessidade de distanciamento social, acesso dificultado por razões econômicas, como a escassez de recursos humanos e materiais, e/ou geograficamente distantes, com a intenção de desenvolver e aperfeiçoar competências e habilidades pertinentes as profissões da saúde.

Conclusão e implicações para a prática

a telessimulação representa uma nova oportunidade na formação em saúde, ao ampliar as possibilidades de ensino e romper barreiras que vão desde as geográficas até as econômicas.

Palavras-chave:
COVID-19; Educação à Distância; Ensino; Formação de Conceito; Simulação

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