Resumo
Objetivo:
Descrever a construção e validação da escala visual analógica de autoconfiança dos professores com relação ao manejo inicial das intercorrências de saúde na escola.
Método:
Estudo metodológico desenvolvido a partir do procedimento teórico (construção dos itens e validação do conteúdo), empírico (análise semântica e teste piloto) e analítico (análise da consistência interna). Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.
Resultados:
Escala constituída por 12 itens referentes as principais intercorrências de saúde na escola, índice de validação de conteúdo de 100% na segunda rodada, compreensível pelo público-alvo e com alta consistência interna entre os itens (α de Cronbach 0.89).
Conclusão e implicações para a prática:
Ferramenta de fácil utilização que mostrou-se pertinente para atender a dimensão da autoconfiança dos professores no manejo inicial das intercorrências de saúde na escola. A escala pode contribuir no planejamento de estratégias educativas sistematizadas e efetivas entre os professores.
Palavras-chave:
Saúde Escolar; Enfermagem; Primeiros Socorros; Estudos de validação; Escala Visual Analógica