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Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da família

Contribuciones de la educación permanente en los centros de salud familiar extendidos

RESUMO

Objetivo

Analisar como a educação permanente insere-se nas ações dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família.

Método

Pesquisa quanti-qualitativa. Na etapa quantitativa, 359 profissionais de nove macrorregiões de Santa Catarina responderam um Survey; na qualitativa, cinco equipes desses Núcleos participaram de grupos focais. Os dados quantitativos foram analisados com Statistical Package for the Social Sciences e os qualitativos, com auxílio do Atlas.ti 8.0.

Resultados

As profissionais são, majoritariamente, mulheres, pós-graduadas e que atuam nos Núcleos há mais de três anos. Aproximadamente 50% recebeu qualificação específica e, destas, 46,1% via Telessaúde. Ações típicas de apoio matricial destacaram-se como atividades frequentes nas duas etapas do estudo. Os grupos revelaram que o Ministério da Saúde e o Estado são apoiadores das qualificações; entretanto, falta apoio dos gestores.

Conclusão e Implicações para a prática

Ações educativas ocorrem durante as práticas. Os profissionais demonstram iniciativa para se fortalecerem em termos formativos, seja por meio da pós-graduação ou busca de outros dispositivos, com destaque para o Telessaúde e a integração com Universidades. Os espaços de diálogo entre os profissionais e o apoio da gestão são importantes estratégias para a educação permanente.

Palavras-chave:
Atenção primária à saúde; Saúde da família; Prática profissional; Educação permanente; Capacitação profissional

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