OBJETIVO:
O estudo teve como objetivo conhecer as repercussões do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/PET-Saúde na formação de estudantes da área da saúde.
METODOS:
Configura-se como exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa.Fizeram parte do estudo, vinte estudantes participantes do PET-Saúde. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada e o método de análise dos dados empregado, a análise de conteúdo temática.
RESULTADOS:
Os dados sinalizam que o PET-Saúde configura-se como um programa facilitador para a busca da integralidade e que proporciona articulação teórica-prática entre estudantes, serviço de saúde e comunidade, o que é imprescindível para a reorientação da formação em saúde.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que o desafio centra-se na formação crítico-reflexiva de profissionais da área da saúde, apontando para novos comportamentos e atitudes.
Enfermagem; Relações Comunidade-Instituição; Educação Profissional em Saúde Pública